O Ministério Público de Goiás promoveu nesta quarta-feira (06/07) o encontro “Transparência: Um Caminho Sem Volta na Democracia”.
Realizado pelo Ministério Público de Goiás através da Escola Superior do Ministério Público, o evento tratou de assuntos de extrema relevância para os municípios goianos, como a consolidação da transparência como ferramenta para fortalecimento da democracia e a importância de estimular a interação com o cidadão para a melhoria da gestão pública.
O evento foi realizado em formato híbrido, com encontro presencial no auditório da sede do MPGO e acesso online pela plataforma Zoom. As palestras e debates foram direcionados para prefeitos, gestores, secretários municipais, servidores públicos e empresas que prestam serviços aos órgãos públicos no desenvolvimento e funcionamento dos recursos de transparência.
No âmbito do MPGO, a organização do encontro envolveu a Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, a Área do Patrimônio Público e Terceiro Setor, Coordenadoria de Projetos Institucionais e Escola Superior (Esump). Deram apoio institucional à sua realização a Controladoria-Geral do Estado (CGE), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o Ministério Público de Contas (MPC) junto ao TCM, a Associação Goiana dos Municípios (AGM), a Federação Goiana dos Municípios (FGM), a Controladoria-Geral da União (CGU) em Goiás, o Fórum Goiano de Combate à Corrupção (Focco-GO) e a agência de dados Fiquem Sabendo, especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI).
Ao fazer a abertura do encontro, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, salientou o processo de construção da transparência. “É um processo evolutivo, de construção. Há sempre algo a aprimorar. O caminho é sempre tornar visível a administração para o cidadão, para que ele tenha ciência do que acontece no espaço público”, observou. Na avaliação do procurador-geral, o gestor que alcança um grau de transparência suficiente consegue uma sintonia maior com os anseios da sociedade, porque ela acompanha seu trabalho e sabe o que ele faz.
No seguimento do evento, o auditor do TCM Vinícius Bernardes Carvalho e o superintendente de Gestão Técnica do órgão, Horácio de Moura Septímio, apresentaram aos participantes do encontro orientações sobre como aperfeiçoar os portais da transparência, tendo como parâmetro não apenas a legislação, mas também a necessidade de estimular a participação cidadã.
O tema Estruturando a Política de Transparência Municipal – Lei de Acesso à Informação foi tratado em seguida pelo superintendente de Governo Aberto da CGE, Bruno Carvalho Cavalcante Rolim. Ele defendeu a importância de os gestores investirem em projetos que efetivem e melhorem as medidas de transparência e acesso à informação, ressaltando o impacto positivo para a sociedade. “É uma semente que se planta e que ficará como legado”, observou.
No encerramento do encontro, o coordenador de advocacia da agência de dados Fiquem Sabendo, Bruno Schimitt Morassutti, falou sobre transparência e controle social. Baseado na experiência de assessoramento da entidade, ele também enfatizou a relevância da participação cidadã na fiscalização da gestão pública. “Quando o cidadão interage com a administração pública, ele qualifica o trabalho, o serviço prestado”, ponderou, pontuando que democracia exige um engajamento constante na construção desse relacionamento.
“Tendo acesso à informação, a população pode efetivamente participar com qualidade, interagindo melhor com a gestão e confiando mais no serviço público”, salientou. Ele também apontou a contribuição que a pessoa informada pode dar para a administração, para além da fiscalização dos atos públicos. “Os dados públicos podem ser utilizados pelos cidadãos de formas criativas para a solução de problemas cotidianos”, destacou.
Nos debates realizados após as palestras, gestores e outros participantes demonstraram preocupação e interesse em tornar mais compreensíveis ao cidadão as informações disponibilizadas pela administração pública.
Fonte: Ministério Público de Goiás
A NúcleoGov foi convidada para participar do evento junto ao Ministério Público, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no âmbito da transparência pública.
Hoje, a NúcleoGov atende mais de 50% dos municípios goianos, entre prefeituras e câmaras, além de estar presente em mais de 7 estados, e possui índice elevado de resultados no Ranking de Transparência, sendo que as primeiras 10 posições do ranking foram ocupadas, com nota 100, por prefeituras que possuem os serviços da empresa.
Para saber mais sobre os serviços prestados pela NúcleoGov, acessem nossas redes: